- O que é ronco?
O ronco é um ruído causado pela vibração das vias aéreas. Por diversos motivos a pessoa que ronca tem a passagem de ar dificultada e o esforço para respirar resulta no ruído. Pode ser intensificado pela ingestão de álcool e/ou aumento de peso. O principal prejuízo do ronco é na maioria das vezes o convívio social, mas ele por si só não acarreta problemas de saúde.
- O que é apneia obstrutiva do sono?
A apneia obstrutiva do sono é uma parada respiratória de pelo menos 10 seg causada pelo fechamento total das vias aéreas. No adulto, quando ocorrem mais de 5 eventos de apneia por hora de sono passa-se a considerar como doença, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, que pode estar associada à diversos outros descontroles metabólicos como hipertensão arterial, diabetes e doenças mais graves como acidente vascular cerebral (AVC). Nem todo mundo que ronca tem apneia, mas quase 100% das pessoas que têm apneia roncam.
- Como saber se apenas ronco ou se tenho apneia obstrutiva do sono?
Existe um exame específico e padrão ouro para diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, a polissonografia. Nesse exame diversos sinais vitais do paciente são captados durante uma noite de sono e através deles é possível distinguir o ronco da apneia. Além disso, existem sinais que podem nos direcionar quanto ao possível diagnóstico. Ronco interrompido por “engasgos” e sonolência excessiva durante o dia são alguns dos sinais que nos alertam quanto à possibilidade de estar ocorrendo apneias durante o sono.